quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Água pra que te quero


A quase seis anos, nasceu minha filha e na chácara onde eu morava, não tinha rede de água. Consumíamos agua de poço, e como por muitas vezes estava barrenta, recolhíamos água da chuva para o banho da minha bebê. Para eu, que estava acostumada as facilidades da cidade grande, aquilo era um absurdo, mas até que era interessante. Nos dias de hoje, um bebê tomando banho de agua de chuva...Chegava a soar num tom meio "mágico", mas enfim, Não era muito fácil as coisas por la. Certa vez, após um longo tempo de estiagem, onde o poço da minha casa secou, tive que  pedir que ligassem a rede de  agua na minha casa. Após ter que convencer pessoalmente o prefeito da época e aguardar alguns dias, la estava o pessoal da SABESP local para o grande feito. E aqui em Aruja, acho que era um grande acontecimento, tanto que veio até o pessoal do jornal para cobrir a ocasião. Achei estranho, mas beleza, não importava contanto que viesse a água. tudo estava bem, até que a pessoa que me entrevistava, me fez uma pergunta, e eu nem sabia o que responder na hora, porque me pareceu tão óbvio, que não me vinha nada à mente.. Ela me perguntou: QUAL A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA PRA VOCÊ? Nosssssssssss... Fiquei realmente decepcionada com aquela pessoa. Sei lá, posso ter sido chata na hora , mas respondi: Bom, se você ficasse sem ela, saberia. qualquer um sabe a importância da agua.Podem não ter consciência de que uma hora ela acaba, mas sabem o quanto ela faz falta. Ela é a vida. Acredito que não tenha sido culpa dela exatamente me perguntar aquilo. Creio que ela achou tão desnecessário quanto eu aquela reportagem. Nos dias de hoje, sendo que temos direito a água potável e saneamento BÁSICO, é ridículo se tornar machete de jornal a ligação de rede de água; todo mundo já devia ter isso. Mas enfim...
Acredito que deviam dar mais importância à conscientização nas unidades de ensino. Pare aprenderem logo cedo QUAL A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA. Assim, teríamos um processo de "cuidar" da água do planeta, o ano inteiro e não só quando chega o calor.

esse é um site bem interessante que merece uma visitinha:

http://www.brasildasaguas.com.br/brasil_das_aguas/importancia_agua.html

Um comentário:

  1. A primeira guerra por disputa de água só estava prevista para daqui algumas décadas...advinha: Já começou!! É na África, está ocorrendo guerrra por um aquifero , algo assim entre Botswana e outra nação da qual não lembro o nome agora...muito preocupante!!

    ResponderExcluir